Instituto-Politecnico-do-Rio-de-Janeiro

O QUE É A SPE?

A Society of Petroleum Engineers (SPE) é a maior associação mundial de profissionais (mais de 156.000 profissionais e 72.000 estudantes) no segmento upstream da indústria de óleo e gás, servindo gestores, engenheiros, cientistas e outros profissionais. É uma entidade neutra, apolítica e sem fins lucrativos baseada na doação voluntária de tempo, talento e conhecimento por parte dos seus membros, profissionais da indústria do petróleo em toda a sua cadeia produtiva.

O QUE É O CAPÍTULO ESTUDANTIL?

É um grêmio de estudantes que se organizam de forma a colaborar com a missão da SPE, beneficiando-se, assim, desse laço. É a ligação que a SPE possui com a universidade, de forma a estreitar os laços dos estudantes e professores da academia com a indústria.

QUAL É A NOSSA MISSÃO?

Coletar, disseminar e trocar conhecimento técnico relacionado à indústria de Exploração & Produção de óleo e gás e às tecnologias relacionadas, para o benefício público; e promover oportunidades para que profissionais e estudantes impulsionem as suas competências técnicas e profissionais, além de promover a sua interação.

O QUE FAZEMOS?

Através da organização e participação de eventos, cumprimos a nossa missão como membros da SPE ao reunir estudantes com o intuito de participar de atividades que agreguem valor ao nosso desenvolvimento profissional e promovam networking (contatos profissionais). Exemplos de eventos são conferências e workshops com palestras e minicursos organizados pelos Capítulos Estudantis e pelas Seções (profissionais) da SPE, visitas técnicas e atividades sociais (como doação de sangue e arrecadação de alimentos) etc.

QUEM SOMOS?

O Capítulo Estudantil UERJ da SPE foi fundado em outubro de 2018 pela iniciativa de estudantes do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o apoio de seus professores e dos da Seção Macaé da SPE. A sua estrutura organizacional é composta de uma diretoria e de seus membros. A atual diretoria (2018 - 2019) é composta por:

  • Presidente - Lucas Lima
  • Vice-presidente - Marlos Martins
  • Conselheiro - Professor Grazione de Souza
  • Secretário - Gabriel Machado
  • Tesoureiro - Mansour Ndaw
  • Diretor de Comunicações - Rafael Viviani
  • Membros: na última atualização (25/12/2018) haviam 52 membros.

 

Link Externo:

link

 Redes Sociais:

O projeto Espaço Ciência & Tecnologia se enquadra nas linhas temáticas para promoção de palestras, oficinas, cursos de divulgação científica e tecnológica e produção de material didático, através da implantação de um espaço destinado a: uma sala de exposições, um laboratório didático, destinados à popularização da Ciência e Tecnologia e apoio à educação científica e produção de conteúdos de divulgação científica destinados à internet.

O projeto também possui um canal no youtube através do qual são disponibilizados vídeos de palestras, minicursos e experimentos demonstrativos. Futuramente, uma sala de multimídia deverá ser acrescida ao espaço.

Além do material didático a ser disponibilizado na internet, haverá a produção de material didático também em DVD, o qual será distribuído nas escolas.

Convidamos os interessados a acessar nossa página no facebook onde estão disponíveis fotos das atividades desenvolvidas pelos membros deste projeto.

Link Externo

linkEspaço Ciência e Tecnologia

Redes Sociais

O Instituto Politécnico promove a extensão universitária, aberta à participação da população do município de Nova Friburgo e região, visando à difusão dos resultados conquistados a partir da pesquisa científica e tecnológica desenvolvida no instituto, além da organização de reuniões científicas, ofertas de cursos de extensão, prestação de serviços especializados à comunidade e incentivo às atividades culturais, desportivas e de convívio social no espaço do antigo Clube Olifas que hoje integra o nosso campus universitário, incluindo o prédio onde funcionava um antigo hotel.  As atividades e potencialidades extensionistas compõem uma importante pauta do Instituto Politécnico e estão presentes em uma ampla agenda da relação universidade-comunidade, através da nossa Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, da empresa júnior Serra Júnior Engenharia, e do projeto Mini Baja.

A Serra Jr. Engenharia, criada em 8 de maio de 2002, é uma empresa formada exclusivamente por alunos dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia de Computação do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e tem como objetivo central o incentivo à inserção na prática empresarial e ao desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à realização de projetos de engenharia.

As suas atividades foram interrompidas no ano de 2011, devido à tragédia climática que se abateu sobre Nova Friburgo. Em 2013, retomou com força total as suas atividades e os seus projetos. Hoje, está melhor do que nunca e oferece soluções em engenharia mecânica e de computação para todo o mercado.

Link Externo:

linkSerra Júnior Engenharia

Redes Sociais: