Instituto-Politecnico-do-Rio-de-Janeiro

O QUE É O BAJA?

O Projeto Baja SAE é uma competição para estudantes de engenharia que visa a incrementar a sua preparação para o mercado de trabalho. Participando, o aluno se envolve em uma situação real de desenvolvimento de um projeto, desde a sua concepção, projeto detalha do e construção.

Ao fazer parte dessa equipe, os alunos estão aplicando e expandindo o conhecimento adquirido em sala de aula, além de serem treinados para o uso de ferramentas de projetos utilizadas nas indústrias e também são postos em contato com as metodologias necessárias para o desenvolvimento dos mesmos.

O QUE OS MEMBROS DO BAJA FAZEM?

Os membros da equipe são responsáveis pela execução de todo o projeto, desde a decisão dos materiais a serem empregados até a criação de um croqui. Na sequência, é feito o projeto usando ferramentas de CAD e realizadas as simulações de tensão-deformação. Após essas etapas, começa a montagem do carro propriamente dita, sendo os membros da equipe responsáveis pela sua construção e pela verificação de que as normas de segurança estão de acordo com os critérios estipulados pelo Pojeto Baja SAE.

COMO SÃO AS COMPETIÇÕES?

As competições são realizadas em dois dias e constam de várias provas:

  • O primeiro item a ser avaliado é o relatório, que contém todas as considerações técnicas e os processos utilizados no desenvolvimento de cada sistema do veículo;
  • Em seguida, é feita a avaliação da apresentação do projeto de desenvolvimento do carro, sendo verificado se o veículo foi construído obdecendo a todas as regras mecânicas e de segurança estipuladas pela SAE Brasil;
  • Após, são realizadas as provas de desempenho: aceleração, velocidade máxima, tração, subida de rampa e manobrabilidade. 
  • Finalmente, acontecem a provas de enduro de resitência num período de quatro horas: pista contendo trechos de terra batida, pedra, areia, lama, troncos, ondulações e rampas.

Link Externo:

linkCaledônia Racing 

 Redes Sociais: