Instituto-Politecnico-do-Rio-de-Janeiro

GestaResiduosSolidos Logo

 

O tema resíduos sólidos tem forte repercussão em todas as esferas políticas: federal, estadual e municipal, além de ser uma área imperiosa em nível mundial.

 

Tendo como ponto de vista o ser humano como um dos principais agentes geradores de resíduo, ele é também o responsável pela destinação correta deste resíduo, como estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na forma da Lei 12.305/2010.

O Instituto Politécnico (IPRJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está localizado em Nova Friburgo, uma cidade turística da região serrana do centro-norte fluminense. O município encontra-se no momento político de elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em nível municipal, como determina os Planos Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos (PNRS, PERS).

Tratar o lixo como resíduos, ou seja, materiais que ainda têm valor econômico, pode trazer ao município vantagens em relação à limpeza urbana, qualidade de vida, proteção das áreas de mata e recursos hídricos, qualidade na saúde dos moradores da região, entre outros aspectos.

O IPRJ, uma das instituições de ensino superior inserida neste contexto, pode ser o laboratório de ideias e disseminador de informação científica e tecnológica na área de gestão de resíduos sólidos, interagindo com a comunidade do município onde está estabelecido.

Vale ressaltar que a Gestão de Resíduos Sólidos começou a ser estudada e discutida em uma disciplina eletiva, Reciclagem de Resíduos e Sucatas, ministrada pela Professora Ana Moreira no segundo semestre de 2018. Atualmente a gestão está sendo realizada por todo o público interno do IPRJ.

Veja mais sobre:


Calendário

MODELAGEM COMPUTACIONAL


6

Conceito CAPES

avaliacao quadrienal2

INSTITUTO POLITÉCNICO


100%

Corpo Docente

professores dr

UERJ


30 ª

Latin America Rankings

THE 2019

UERJ


4

Índice Geral de Cursos (IGC)

inep mec3 2017