O Instituto Politécnico, diferentemente de outras Unidades, iniciou as suas atividades acadêmicas na UERJ com a criação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em 1995 (mestrado e doutorado), que foi um dos pioneiros nesta área no país. Após a consolidação desse Programa, em função do perfil e da área de atuação de uma parcela dos docentes do IPRJ, foi implementado, em 2007, o nosso segundo curso de mestrado acadêmico: Ciência e Tecnologia de Materiais.

Modelagem Computacional

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC), o primeiro do país, em nível de Mestrado e Doutorado, foi iniciado em agosto de 1995. O curso de Mestrado foi recomendado pela CAPES em 1996 e o curso de Doutorado em 2002. A modelagem computacional é uma área do conhecimento que trata da aplicação de modelos matemáticos e soluções numéricas à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.

Ciência e Tecnologia de Materiais

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (PPG-CTM), tem como objetivo a formação de recursos humanos, com título de mestrado, que permita viabilizar a modernização e a sustentabilidade, a longo prazo, dos setores metal-mecânico e têxtil-confecções, e também do setor cimenteiro, da região centro-norte fluminense, com a inserção da pesquisa científica e tecnológica na região, voltada às suas necessidades. O curso foi recomendado em julho de 2006 pelo Conselho Técnico Científico da CAPES.